fbpx

Sistemas de Climatização

Publicado por master admin em

Com a popularização e acessibilidade dos sistemas de climatização de ambientes, os aparelhos de ar condicionado estão cada vez mais presentes nos ambientes corporativos e residencias no Brasil. Enquanto em alguns estados com climas quentes como Rio de Janeiro e cidades no Nordeste seu uso é essencial durante o ano inteiro, em cidades com climas mais amenos como São Paulo seu uso é intenso principalmente no verão.

Para atender a diferentes demandas e projetos, os fabricantes desenvolveram tecnologias para se adequar a cada situação.

Tecnologia Inverter

A tecnologia inverter é um tipo de compressor que permite ajustar a velocidade de acordo com seu uso, dispensando paradas abruptas se adaptando conforme a necessidade de resfriamento ou aquecimento do ambiente. Com essa tecnologia, se dispensam partidas e paradas do sistema (grande consumo de energia), reduzindo picos de energia e flutuação. Além de economia, os compressores Inverter também oferecem maior conforto térmico estabilidade na temperatura do ambiente e menor ruido de operação.

Este sistema possui mais itens de conformo e permite até 60% de economia no consumo de energia quando comparado a um compressor de rotação fixa tradicional. No entanto, o custo deste tipo de equipamento ainda é maior quando comparado a um equipamento com tecnologia antiga. No entanto, a economia no consumo de energia pode valer a pena no longo prazo.

Daikin.com.br

Split Hi Wall

O Split Hi Wall é composto por uma unidade interna (evaporadora) e unidade externa (condensadora) individuais. Este aparelho é o mais tradicional e usado em residências pela fácil instalação e manutenção e baixo custo de uso principalmente em aparelhos inverter. Sua potência varia de 9.000 a 30.000 BTU/h.

 Split Hi Wall Daikin

Multi Split

O sistema Multi Split é similar ao split convencional mas climatiza múltiplos ambientes de forma independente com uma unica unidade externa (condensadora).

Este sistema permite conectar até 6 unidades internas de diferentes tipos (Hi Wall, Cassete, Cassete 1 via, Duto) em apenas uma única unidade externa, com máxima eficiência energética. As unidades internas podem ser controladas individualmente, de acordo com a necessidade de cada ambiente. Sua potência varia de 18.000 a 38.000 BTU/h.

 Multi Split Daikin

Piso Teto

Este modelo é mais indicado em ambientes comerciais leves por sua alta capacidade de refrigeração e construção mais robusta. É facilmente encontrado em restaurantes, lojas e comércio em geral com sua evaporadora aparente. Sua potência varia de 18.000 a 80.000 BTU/h.

 Piso Teto Hitachi

VRV/VRF

O VRV (volume de refrigerante variável) ou VRF (variable refrigerant flow) é uma  tecnologia que permite a operação de até 19 unidades internas em uma única unidade externa . Esta tecnologia permite que a unidade condensadora comande várias evaporadoras climatizando ambientes individualmente. Ela é capaz de controlar a quantidade de oferta de gás refrigerante para as evaporadoras conforme a demanda, por isso se torna um sistema econômico no ponto de vista energético.

As longas distâncias de tubulação (até 300m de cumprimento por um lado geram

economia de custo de instalação vis à vis um sistema multi split, mas por outro lado gera uma interdependência entre evaporadoras e paralisação de todo o sistema caso alguma unidade apresente defeito. Portanto, deve-se ficar atento a possíveis perdas de capacidade de refrigeração quando utilizado no limite.

 Sistema VRV INOVA Daikin

Self Contained / Splitão

O Self Contained e o Splitão são sistemas voltados para linha comercial e industrial de médio porte como shoppings, hospitais, lajes corporativas e similares. Sua potência varia de 3 a 110 TR (1 TR = 12.000 BTU/h) e possuem um baixo custo de manutenção e consumo de energia elétrica.

O sistema Splitão, como seu próprio nome sugere, possui o mesmo funcionamento de um split convencional com unidade interna (evaporadora) e externa (condensadora) porém suporta cargas superiores.

A grande diferença do Self Contained é a união da unidade condensadora e evaporadora no mesmo gabinete, tornando um sistema mais simples que dispensa linha frigorígena. Por conta deste projeto, o Self Contained é mais compacto que o Splitão. Este equipamento pode operar por condensação a ar, condensação a água (torre de resfriamento) e condensação a ar remota, dependendo da infraestrutura projetada.

Self Contained

Splitão

 

 

 

 

 

 

 

 

Chiller / Fan Coil

O Chiller é a linha de climatização de larga escala que usa uma tecnologia diferente das anteriores, basicamente através do resfriamento de líquido (água). Este sistema é usado principalmente para climatização de ambientes industriais e comerciais de grande porte como shoppings, hospitais e hotéis. Também é utilizado para atender a processos de resfriamento da indústria em geral.

O Fan Coil é a unidade que se acopla a uma rede hidráulica de alimentação em maioria das vezes vinda de um Sistema de Água Gelada ou Chiller, fazendo sua troca térmica para climatizar ambientes.

Suportando de 15 e 4.000 TR, os Chillers se tornam econômicos para grandes empreendimentos por conta da sua capacidade de resfriamento, barateamento das linhas hidráulicas, facilidade na expansão e fácil operacionalização, acoplando novas unidades se necessário ao longo da linha de água gelada a qualquer momento.

Chiller Samurai Hitachi

A Alpen é certificada para atender os principais fabricantes do mercado e tem expertise para executar desde o projeto até instalação, manutenção e retrofit do seu negócio. Contamos com profissionais altamente capacitados para escolher o sistema apropriado para sua aplicação.

 

Compartilhar
Categorias: Blog

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *